quarta-feira, 13 de julho de 2011

Aposentadoria:Tempo de recomeçar

Encerrar a carreira profissional pode ser o início de uma nova fase cheia de oportunidades


Depois de anos de trabalho, enfim chega a hora de se aposentar. As mulheres têm esse direito com 60 anos de idade ou 30 anos de contribuição para a Previdência. É um momento de muitas mudanças nos aspectos sociais, emocionais e que pode ter reflexos positivos ou negativos. Tudo depende dos significados que lhe são atribuídos, o que varia de pessoa para pessoa.

O processo da aposentadoria pode gerar sentimentos contraditórios, conflitos internos entre a vontade de ter mais tempo livre e o medo do tédio, da ociosidade e da instabilidade financeira. Para muitos é um alívio, mas para outros, pode ser um tormento.

Muitas pessoas se aposentam sem ter sua independência financeira estabelecida e por isso, não têm como parar de trabalhar. Nestes casos, uma alternativa é aproveitar para fazer o que realmente gosta e começar uma segunda carreira, que pode ser muito mais interessante que a outra.

Estar aposentada não significa ser alguém inútil, que não faz nada e passa o dia todo de pijama esperando a vida acabar. Essa fase não precisa significar inatividade e necessariamente o fim de um ciclo.

Ao contrário disso, a aposentadoria pode e deve ser encarada como um momento que possibilita o início de um novo ciclo, repleto de oportunidades profissionais.

Identifique as paixões que movem a sua vida, concretize algum hobby ou outro afazer e escolha algo para se tornar permanente. Invista em viagens, em um curso para aprender algo que sempre teve vontade mas precisou deixar de lado em nome do trabalho, passe mais tempo com a família. Afinal, fazer aquilo que gosta é muito mais prazeroso e o caminho para ter uma vida mais saudável e tranquila.

Manter a mente e a saúde em dia são requisitos essenciais para conseguir explorar todas as possibilidades dessa nova fase. É também uma forma de manter a autoconfiança e a autoestima, que são fundamentais para o bem-estar em qualquer fase da vida.

Como o fim da carreira profissional provoca mudanças, é fundamental que a aposentadoria seja planejada antecipadamente. Quem não se preocupa em planejá-la, tende a se sentir inseguro, frustrado e em alguns casos, sofrer com a depressão causada pela falta de atividade. Por isso, é aconselhável que se comece algo paralelo quando se está trabalhando, para que quando a aposentadoria chegar, sejam feitas apenas as adaptações necessárias para aproveitar bem o novo momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...