sexta-feira, 24 de junho de 2011

Patologias Mentais tem Aumentado

Patologias mentais têm aumentado

As problemáticas do foro mental têm vindo a aumentar nos últimos tempos, nomeadamente, em termos das áreas da Psicopatologia e Neuropsicopatologia.
Estas questões estiveram, ontem, em debate no âmbito de uma iniciativa levada a cabo pela AFARAM — Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da RAM.
Denominada “Intervenção Lectiva”, a iniciativa decorreu na Câmara do Funchal e teve como orador o Prof. Dr. Rui M. Carreiteiro. A Psicopatologia é um problemática que se desenvolve no contacto com os outros, nas relações pessoais “daí que à medida que vamos vivendo vamos ficando menos sãos”, apontou.
Como evitar? A resposta é simples, sublinhou, “é evitar lidarmos com as pessoas erradas e estabelecer boas relações, o que nem sempre é fácil de pôr em prática”.
Em termos das problemáticas neurológicas devem-se mais a situações do foro biológico suscitadas por problemas de circulação ou do foro cerebral causados pelos maus hábitos de vida.
De acordo com o responsável, estas questões estão “mais em voga tendo em conta as contingências da própria sociedade, do meio que nos rodeia e das nossas vidas” por isso, “cada vez surgem mais aquelas que chamamos as doenças mentais”.
Contudo, e tendo em conta o estigma que existe em relação a estas problemáticas, as pessoas têm dificuldade em darem o primeiro passo e procurarem ajuda, apontou.
A AFARAM pretende continuar com estas iniciativas tendo em vista desmistificar as doenças mentais e aproximar a associação dos cidadãos. O próximo tema será debatido em Abril.

Élia Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...