quinta-feira, 2 de junho de 2011

Como se manter motivado?




A motivação é o segredo do entusiasmo. É o aditivo que faz da vontade uma força que não se deixa intimidar. A falta de motivação tem sido a causa de talentos que se perdem, diamantes que permanecem no fundo da terra, em estado bruto, privando o mundo do seu esplendor.
Uma pessoa motivada não abre espaço para pensamentos de derrota, não se deixa desanimar pelo pessimismo, nem se influenciar pelo que os outros pensam. Sabe que algo só é impossível até que alguém o torne possível.
A pessoa motivada não se detém diante das dificuldades. Por isso, responde de uma forma completamente diferente a uma situação de stress do que outra, desmotivada.
Situações adversas são encaradas como temporárias e estimulam a pessoa motivada a encontrar respostas aos desafios que surgem.
É a motivação que permite que alguém trabalhe horas a fio sem sentir cansaço, que faz com que o atleta persista no treinamento mesmo com os pés feridos. É o que leva uma pessoa a superar seus limites obstinadamente, como se estivesse sob o efeito de uma substância poderosa e irresistível, transformando o processo de conquistar um objetivo numa aventura maravilhosa.
Em contrapartida, alguém desanimado e descrente do próprio poder pode ter uma noção do seu potencial, mas não encontra forças para fazer algo dele.

O segredo da determinação.
Depois de escolher um objetivo e tomar a decisão de entrar em movimento para alcançá-lo, você precisará de determinação para seguir adiante.
Uma vez que tenha definido o que deseja, ninguém mais, sem o seu consentimento, terá poder para afastá-lo da sua meta. Mas, a não ser que esteja determinado a ultrapassar obstáculos, superar dificuldades e prosseguir, correrá o risco de desistir na primeira curva do caminho.
Precisará ter um propósito forte o bastante para manter a determinação de chegar lá, mesmo quando as condições se tornam adversas. Isso o ajudará a manter um estado físico e emocional favorável às ações que precisa tomar.
A determinação está ligada à motivação e à perseverança de manter o objetivo em mente até conquistá-lo. Sem desistir, caminhando passo a passo, com foco no alvo desejado é ter perseverança.
Não importa o que as outras pessoas façam ou não, você não depende de estímulos externos para se manter motivado.
Ainda que alguém não cumpra compromissos com os quais você contava para seguir adiante, mesmo que pessoas lhe neguem apoio, que as circunstâncias mudem, ou se tornem hostis aos seus planos, busque a motivação para continuar dentro de você e conseguirá alcançar seu objetivo.
A motivação é um estado interno que filtra os acontecimentos e faz com que tudo seja transformado em estímulo para seguir na direção desejada.

Mantendo a motivação em alta: o entusiasmo que vem do coração.
O artista que não desiste até encontrar a nota perfeita que transforma em música, alcança o estado da arte. O empreendedor que supera todas as dificuldades até fazer do seu sonho uma realidade, impulsiona o progresso econômico e gera empregos.
Embora seja bom receber apoio, a sua força está na própria capacidade de se auto-motivar.
Quem espera estímulo externo para se motivar se coloca numa posição de dependência que enfraquece a vontade. Não importa o que os outros digam, a não ser que o entusiasmo nasça no coração e seja uma expressão da energia interior, a motivação poderá cair no chão a qualquer momento.
A diferença entre buscar no mundo força para seguir em busca do seu objetivo, e produzir internamente a motivação é a diferença entre precisar buscar água no rio cada vez que se tem sede e ter uma fonte no próprio terreno com um sistema que traz essa água através de torneiras em diversos cômodos da casa.

Andar em boa companhia.
Aquele que desiste antes de conseguir, em geral, mantém a mente nas dificuldades e dá lugar ao medo e permitindo que outras pessoas ou circunstâncias o desanimem.
Pessoas que aprendem a se auto- motivar não andam em companhia de gente derrotista. Mantém-se afastadas dos que têm o hábito de se lamentar e culpar o mundo pelo que não deu certo em suas vidas.
A pessoa auto- motivada se visualiza vencendo, mesmo diante das derrotas temporárias, e termina por vencer no final.
Em vez de dar ouvidos aqueles que vêem dificuldade em tudo, buscam exemplos de pessoas que superaram limites e realizaram seus projetos. Escolhem com cuidado aquilo o que permitem entrar em sua mente. De leituras a programas de tv. Recusam-se a ouvir conversas negativas e não permitem que sua mente se detenha em comentários pessimistas ou maldosos.
Quem sabe se motivar mantém a energia elevada e constrói a sua fórmula de sucesso: única, pessoal e intransferível.

Compartilhando leitura por (Jael Coaracy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...