sábado, 28 de maio de 2011

O desafio de se conviver com as diferenças



Conviver com as diferenças é um desafio inerente a todo ser - humano. Para se criar, crescer e aprender, todo indivíduo precisa que outra pessoa lhe ensine as práticas da vida como comer, andar, falar e etc. Nenhum ser humano é uma "ilha" para viver isolado do resto mundo, portanto conviver com outros seres humanos se faz necessário, surgindo então o desafio de se conviver com as diferenças, haja vista que não existe uma pessoa igual à outra, cada indivíduo é único no universo.

É certo que o desafio de conviver com as diferenças é uma tarefa árdua, mas precisa ser encarado como uma necessidade humana, pois ao respeitar o próximo, certamente abriremos espaços para que as nossas diferenças também sejam respeitadas, ao entender e compreender o outro abrimos uma porta para que a outra pessoa também tente nos entender e compreender.

É preciso que entendamos que cada pessoa tem o seu jeito, as suas particularidades o que a torna diferente das demais pessoas, portanto essa pessoa não é obrigada a ver a vida da mesma maneira que nós. O outro tem o direito de ver vida, e enxergar situações de uma maneira diferente da nossa.

As pessoas de sucesso que conseguem consolidar relacionamentos sólidos e duradouros são aquelas que têm facilidade para entender o outro como um ser diferente e que, portanto precisa ser aceito e respeitado. Quando aprendermos a entender o outro como um ser que tem gostos, experiências e sentimentos peculiares, que são diferentes, mais não menos nobres e importantes do que os nossos. Quando aprendermos a enxergar o outro como um ser diferente, mas especial, teremos então um mundo mais justo, igualitário e com menos violência, e conseqüentemente pessoas mais felizes.


By Rô ...Pesquisas da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...